Santos / SP - terça-feira, 23 de abril de 2024

Síndrome Metabólica

 

Coração

    Consiste em um conjunto de doenças que reunidas ou atuando juntas constituem a chamada síndrome metabólica a qual, na atualidade é a responsável por ser um dos fatores quem mais levam à morte principalmente nos países chamados de primeiro mundo e nos países em ascensão. É a existência em um mesmo indivíduo de diabetes Mellitus, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia.
     Entende-se por diabetes taxas de açúcar no sangue em jejum maiores que 120 mg/dl, obesidade quando o Índice de Massa Corpórea –IMC ( peso/altura2) for maior que 25 ou a circunferência abdominal nas mulheres for maior que 88 cm. e 102 cm. no homem. Já a hipertensão arterial é considerada quando o indivíduo apresenta níveis de pressão sanguínea maiores que 130x085 mmHg e, dislipidemia significa aumento do colesterol e triglicérides circulantes: colesterol total (CT) maior que 160 mg/dl, LDL colesterol maior que 100 mg/dl (60 mm/dl em diabéticos) chamado o colesterol ruim, HDL colesterol, chamado de colesterol benéfico menor que 40 mg/dl e taxa de triglicérides maior que 100 mg/dl. Estes números são chamados limítrofes superiores e nada justifica os valores acima deles como aceitáveis. Estas moléstias em conjunto, somadas à vida sedentária, stress, tabagismo e outros fatores do dia a dia levam à morte precocemente por aumento do risco cardiovascular ou seja, maior risco da ocorrência de um infarto do coração ou acidente vascular cerebral.
     O açúcar que não é utilizado pelas células por falta ou erro de insulina, fica na circulação e esclerosa (danifica) a microcirculação, a qual por sua vez é o local que regula a pressão arterial, fazendo que ocorra o aumento desta e por fim as gorduras e o colesterol se depositam no interior das artérias, inclusive na microcirculação, favorecendo a obstrução destas.
     É por essas razões que no mundo inteiro fazemos o impossível para controlar essas doenças, insistimos por uma alimentação adequada, exercícios físicos e abolição do tabagismo.